sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cerca dos Mouros - Canaveses


Cerca dos Mouros como é assim chamada pelas povo, trata-se de um cerco, uma espécie de fortaleza utilizada outrora por outros povos que habitaram a Península Ibérica.
Apesar de ser apelada erradamente como cerca dos "mouros", na verdade esta fortificação os castro não pertenceu em nenhuma vez aos mouros.
 A fortificação foi construída possivelmente na idade do ferro. Só para se ter uma pequena ideia a idade do ferro ocorreu no período de mais de1000 anos antes de Cristo e provavelmente ou não, poderia ter sido aproveitada por outros povos, tal como os romanos. Mas sem certezas, pois não existem estudos arqueológicos que o comprovem. A verdade é que aquelas paredes agora caidas, foram feitas há muito tempo.

 http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/?sid=sitios.resultados&subsid=58133


O nome dado a este tipo de fortificação é Castro, autentica fortificação Castreja.Característica das montanhas do noroeste da Península Ibérica, estes povoados eram construídos em forma de circulo tanto a muralha como as respectivas casas, elaboradas tanto em granito ou xisto quase sempre.


No que toca ao tipo de Arqueologia, esta tal como as outras fortificações está situada no topo de um monte.
Mesmo na fronteira da Aldeia de Canaveses com Jou.  Utilizaram assim uma defesa natural que permitia um controle táctico dos campos em redor, esta particularmente tem várias "fragas", pedras, calhaus enormes que foram usadas como muralha natural. Sendo que só tiveram de construir a outra parte ou seja metade da muralha, poupando assim imenso trabalho.

Tal como é característico havia sempre uma ribeira por perto onde era possível aos habitantes guardarem agua dentro da muralha para por vezes resistirem aos cercos. As casas são todas circulares, de 3 a 5 metros de diâmetro, feitas de pedra e o telhado seria feito com colmo. Mais tarde com a evasão dos Romanos os castros vieram a ser grande parte deles destruído, mas alguns foram ainda reaproveitados pelos romanos como espécie de quartel ou simplesmente pontos de vigia. 
Actualmente encontra-se "ao abandono" devido ás pessoas das aldeias próximas, terem utilizado muitas das pedras existentes da muralha, para utilizarem para outros fins. Ainda assim consegue ter uma percepção de como a fortificação protegia as pequenas habitações existentes ao longo do circulo da muralha.
Grande parte da muralha artificial, esta no chão e considerando que essa mesma muralha lhe foram retiradas grande quantidade de pedras pelos locais, podemos dizer que a muralha teria uma altura considerável, pelo menos a parte mais oeste. 


É importante referir que nunca foi elaborado qualquer estudo sobre o local. Existem ainda populares que afirmam que outrora se poderiam encontrar artefactos.
No site do município de Murça refere que a Cerca dos Mouros pertence á freguesia de Jou, ainda assim enviei um e.mail á autarquia a pedir informações mas sem resposta.

Acesso:A unir a aldeia de Canaveses e estrada 314, perto da aldeia de Vale de Égua, encontra-se um largo estradão de terra batida. A meio caminho toma-se à esquerda um caminho de terra batida que segue para Sul e que leva até ao sopé do povoado
Adenda: Existem ainda poucas fotos, assim que tiver tempo postarei mais fotos do local


Ruínas do que resta da muralha da "Cerca dos Mouros" dá para ter ideia da grossura da muralha.


Paisagem Envolvente; vista do cimo da "Cerca dos Mouros"
No percurso para a Cerca dos Mouros somos acompanhados pelo Rio Lila que corre em direcção á aldeia, este proveniente do vale de Revides perto da aldeia do Castelo
Riacho




Muralha Natural






Típica fortificação castreja 








Carta arqueológica

Sem comentários:

Enviar um comentário

- Por favor não copie, se precisar de algum texto exposto entre em contacto com o autor: Ricardo Ramos